top of page

Apesar dos esforços do governo, cinema nacional ainda sobrevive

Samara Peres

Trecho do filme Propriedade Foto: Festival do Rio (Crédito: Divulgação)


O mês de outubro foi um mês importante para o cinema brasileiro. Teve o festival do Rio, e a 46ª mostra de cinema em São Paulo, em que são lançados diversos filmes brasileiros com sessões nos eventos. Entre os longas estava o filme de Daniel Bandeira, Propriedade.

O filme rodado em Pernambuco, terra natal de Daniel, foi gravado em um mês e meio. Seu elenco passou cerca de dois meses entre a cidade de Recife e a locação, uma fazenda na divisa de Alagoas com Pernambuco.


A atriz Malu Galli contou como foi a experiência da gravação. "Eu não conhecia ninguém, mas o processo foi tão intenso que ficamos muito próximos. A equipe é muito criativa e muito talentosas", compartilhou.


Para que a ideia do longa saísse do papel e fosse distribuída para as telas foi necessários dois editais que o custeassem "Foram dois editais, um do estado de Pernambuco e um do Governo Federal”, completou Malu.


Apesar de ser rodado em 2018, o filme só conseguiu se classificar no edital pernambucano em 2020, no “15º edital do programa de fomento à produção de audiovisual de Pernambuco Funcultura 2020/2021”, neste edital o filme pleiteou R$ 120 mil de verba para sua distribuição e foi lançado apenas em outubro de 2022.


Desvalorização da cultura



Elenco prestigiando a estreia do filme propriedade no “festival do Rio” e na “46ª mostra de SP” Foto: Redes sociais/ Divulgação


O longa foi produzido e gravado antes da eleição do atual presidente Jair Bolsonaro, a protagonista de Propriedade fala que no atual governo as coisas ficaram bem mais difíceis e que Bolsonaro declarou uma guerra contra a cultura.


Desde então está cada dia mais difícil o investimento e a seriedade com trabalho deles “Eles convenceram meia população que artista é tudo ‘vagabundo’, eles não entendem o que são as leis de incentivo e nem a importância de se incentivar a produção.”, desabafou Malu.


Apesar de ter a esperança de se mudarem as leis atuais com o novo governo, ela lamenta que será muito difícil convencer as pessoas que o dinheiro não fica com os artistas e que a maioria deles não são ricos.


Para que as pessoas tentem entender Malu “lança um desafio” “Por um dia todas as pessoas que acham que artista não faz nada não vejam um filme, não vão ao cinema, não ouçam música, nem vejam novelas ou séries e qualquer outro tipo de arte”, disse.


Sinopse de Propriedade


Teresa (Malu Galli) é uma mulher rica, mas muito traumatizada por ter sido sequestrada. Ela e o marido decidem ir para uma fazenda da família, no interior de Pernambuco. Chegando lá, os funcionários da propriedade estão fazendo uma rebelião na sala da casa grande. Teresa se refugia no seu carro blindado, mas até quando segurará o confronto?







16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page