top of page

TRÊS DICAS PARA TIRAR BOAS FOTOS COM O CELULAR

Patrícia Bragante


O aparelho celular tem se tornado cada vez mais uma parte de todos nós, um utensílio indispensável para realização das tarefas do dia a dia e com o passar dos anos podemos acompanhar junto com a sua evolução a automação e qualidade nas câmeras.


Mas, para tirar boas fotos não basta apenas possuir um aparelho de última geração é importante evitar algumas coisas, também se atentar e tomar cuidado com outras para garantir a qualidade em um todo da foto.


Na fotografia desde infância Fernando Negrão Duarte, atual professor do curso de graduação de Jornalismo na Universidade de Sorocaba - Uniso, brincava de revelar fotos na antiga loja de fotografia dos pais já aos 5 anos de idade.

Foto da foto (Crédito: Patrícia Bragante)


Na área há 50 anos, Fernando dá três dicas de como não errar na hora do clique.


1. Enquadramento


Indispensável. Na hora da foto é importante navegar na tela do aparelho celular para que o melhor ângulo possa ser encontrado, priorizando a vertical ao invés da horizontal, evitando objetos indesejados que possam tirar a atenção principal, sem cortar partes do corpo, como pés ou cabeças.


2. Zoom


Mesmo com a alta qualidade de algumas câmeras é importante tomar cuidado com o zoom digital que muitas vezes não condiz com a capacidade do aparelho. O recomendado é se aproximar do objeto, local ou pessoa que deseja fotografar sem usar o zoom e correr o risco de perder totalmente a qualidade da foto.


3. Edição


A edição é super válida para quem vai utilizar da ferramenta para melhorar o resultado obtido anteriomente na fotografia. Limpando a cena caso seja preciso, clareando ou escurecendo o ambiente, colorindo ou deixando preto e branco. Ousar tanto que não seja para manipular.


Fernando ainda dá um alerta sobre a importância de revelar fotos que tem deixado de ser um hábito na atualidade, o material impresso pode nunca nem ser visto pela geração em que estamos.


As fotos digitais podem ser perdidas ao longo dos anos em algum momento e os computadores também podem não ser mais o mesmo se tornando impossível resgatar essas recordações e diz o professor, "Quem imprimi a fotografia preserva a história".



8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page