top of page

O BOOM COREANO NO BRASIL

Se existe uma coisa que o brasileiro gosta são de séries, e quando encontra uma boa e viciante, ele vai recomendar para todos, k-dramas foram se popularizando entre os amantes de séries, e hoje vem ocupando o coração de muitos.


Adrielli Xavier


Que a Coreia do Sul está em evidência nesses últimos tempos isso e isso é muito claro. No ano de 2017 o K-pop se popularizou mundialmente. No Brasil o interesse pela cultura coreana veio por conta do K-pop, mas quem achou que pararia por aí, se enganou. A cultura por um todo começou a ganhar destaque, da culinária a moda, do idioma até as produções cinematográficas.


Quando falamos de produções cinematográficas na hora pensamos em filmes, e sim, até nisso a Coreia do Sul está com tudo. O filme “Parasita’’ ganhou o Oscar em 2020 como melhor filme, melhor direção de arte, melhor filme internacional, melhor direção, melhor montagem e melhor roteiro original. Mas não são apenas os filmes que vem ganhando seu espaço, as séries não ficam de fora, os k-dramas (chamados pelos brasileiros de ‘’dorama’’) vem se destacando muito.


Round 6 foi um fenômeno em 2021, o Brasil se apaixonou pela série que continha uma memória nostálgica pelas brincadeiras infantis que apareciam em seus episódios de uma maneira mais radical e muito mais perigosa, trazendo emoção para aqueles que já conheciam a brincadeira quando crianças. A pessoa que conseguisse sobreviver a todas as brincadeiras modificadas para serem mortais, ganhava uma grande quantia em dinheiro, para conseguir mudar sua vida, e cada participante tinha uma história diferente e é retratado no k-drama como a vida real realmente é. Com o estouro de Round 6, a Netflix acertou em cheio com essa produção, e por conta deste k-drama, os brasileiros resolveram dar uma chance a essa nova cultura. Na pandemia isso cresceu ainda mais, por conta do isolamento social, não havia muita distração em casa, a Netflix foi uma grande amiga neste tempo difícil.


Mas com tantas séries norte americanas, por qual motivo os brasileiros se interessaram tanto pelos k-dramas? O que chamou tanta atenção dos brasileiros em uma cultura tão diferente, sendo que já estavam acostumados com as produções norte americanas?

Quando estreou no Brasil, o k-drama Squid Game teve seu nome alterado para Round 6 por questões políticas, a tradução de Squid Game é ‘’Joga da Lula’’, então resolveram modificar para não terem a série vinculada a nenhuma polêmica política


Ao entrevistar o estudante de psicologia Henry Yamaguhi sobre seu interesse nos k-dramas, ele relata que acabou se aproximando dos k-dramas no lançamento de Round 6 e que não se arrepende, pois, encontrou um novo mundo que ele jamais imaginaria encontrar, nunca pensou que um dia fosse gostar tanto de produções coreanas como hoje em dia.


Ao ser perguntado sobre o que mais chama sua atenção e o que está fazendo os brasileiros darem uma chance as produções coreanas, é justamente o roteiro e a forma que foi pensado para ser uma série de apenas uma temporada, fazendo assim a história ter um começo, meio e fim, conseguindo encaixar tudo que precisa em uma temporada e fazendo com que o público fique sedento por mais, fazendo com que eles procurem mais k-dramas com a mesma temática, e aos poucos ficando cada vez mais apaixonado por este novo universo.


Enquanto muitas séries americanas tendem a fazer mais e mais temporadas para segurar o público, os k-dramas geralmente tem apenas uma temporada, é raro encontrar os que levam a história para mais uma, e mesmo que levem, fazem questão de trazer algo novo para não ficar repetitivo, e acabar perdendo a essência, coisa que aconteceu com a série The Walking Dead que se estendeu por 11 temporadas, fazendo com que muitos fãs abandonassem a trama alegando ‘’ter perdido a essência’.


Podemos comparar The Walking Dead com o k-drama lançado em 2022 chamado All Of Us Are Dead, ambos relatam o apocalipse zumbi, mas no k-drama o foco principal é nos alunos de uma escola que lutam para sobreviver enquanto esperam pela ajuda do governo. Os dois relatam formas de sobrevivência, mas All Of Us Are Dead mostra muito mais uma crítica social.

All Of Us Are Dead (foto de cima) é um k-drama que está com a sua 2º temporada confirmada, enquanto The Walking Dead (foto debaixo) terá sua 11º e final temporada.


"Você nunca sabe o que esperar, muitas vezes as séries americanas são meio repetitivas", afirma Tabata Camargo de 32 anos, ela começou a assistir séries coreanas em 2020 quando a Pandemia começou.


Ela, assim como o Henry falam que as séries coreanas que chamam a atenção dos brasileiros são geralmente de teor romântico ou de comédia, "todo mundo começa por eles", ao avaliar o top 5 da Netflix do Brasil podemos ver que realmente, os k-dramas mais assistidos são de romance, mas o grande diferencial são as histórias, a gente sempre espera o de costume, uma mocinha indefesa, um mocinho que se apaixona por ela e um vilão, mas ao começar a consumir as séries coreanas você se surpreende, muitos tem essa base, mas acabam tendo um plot twist daqueles que deixa o público de boca aberta.

Tabata geralmente assiste seus k-dramas favoritos pelo celular, é seu hobby favorito para os finais de semana.


Ao falar com a influencer Luana Amorin que já consume a cultura coreana a alguns anos e se aproximou dos k-dramas por conta de seu irmão, e está se apaixonando cada dia mais, ela compartilhou conosco sua opinião sobre os brasileiros estarem tão apaixonados por este novo universo.


O fato de a dublagem brasileira ser uma das melhores do mundo e que faz com que os brasileiros se apeguem por conta que usam gírias, uma linguagem que realmente cativa e que aproxima o público da série. “O fato deles dublarem muito bem, faz com que as pessoas consigam ligar a televisão e assistir sem ter que ficar preocupado com a legenda, tem todo mundo tem esse acesso fácil, que consegue ler rápido e entender as coisas de forma rápida”.


A plataforma de stream Netflix vem ganhando muitos assinantes e a cada dia cresce mais um pouco, um dos maiores motivos é justamente estar adicionando muitas séries coreanas dentro dela, das originais até a de outras emissoras, com isso o público não precisa ir atrás de outras plataformas para continuar consumindo tal conteúdo.

Henry Yamaguchi é apaixonado pelo k-drama ‘’Uma advogada extraordinária’’, onde retrata a história de uma advogada autista, ele diz que todos deveriam assistir está série em algum momento da vida.


Se você gosta de k-dramas ou está muito interessado em conhecer, segue aí umas recomendações das nossas entrevistadas e de quem está escrevendo esta reportagem: Hometown Cha Cha, Itaewon Class, Move to haeven e Tomorrow, todos você pode encontrar na Netflix.


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page