top of page

Os melhores jogos indies brasileiros atualmente

Você já parou para pensar quantos jogos eletrônicos feitos aqui no Brasil você jogou na vida? Muito poucos ou nenhum não é mesmo.

João Flud


O cenário de jogos brasileiros demorou para aflorar, isso porque a maioria do mercado era todo consolidado lá fora, em países como Japão e Estados Unidos e a maioria dos jogos e videogames que tivemos na infância foram importados desses países. Bom, na verdade a maioria dos jogos que nós tínhamos na infância só chegavam nas nossas mãos por causa da pirataria e a reprodução barateada dessas mercadorias, os famosos joguinhos da feira ou do camelô.

A grande realidade, é que nós tivemos sim alguns videogames brasileiros, no final dos anos 70, o primeiro a ser fabricado aqui foi o TVBol, que possuía quatro jogos no estilo Pong, logo depois outros videogames nesse mesmo estilo foram lançados, os mais famosos Telejogo1 e Telejogo2, além do Tvjogo3 e TVjogo4 e o Videorama fabricado em Porto Alegre.

Depois de um pouco de curiosidade e história, vamos listar aqui, alguns dos melhores jogos brasileiros feitos de forma independente que você pode aproveitar, valorizando o nosso mercado.


1. Horizon Chase Turbo


Feito pela Aquiris Game Studio, estúdio gaúcho do Rio Grande do Sul, o jogo de corrida no estilo arcade é inspirado em grandes clássicos dos fliperamas dos anos 80 e 90, como Top Gear e Out Run. Possui gráficos remodelados e mais modernos e a trilha sonora é feita por Barry Leitch, o mesmo compositor do lendário Top Gear. O jogo possui diversos modos desafiadores e a nova expansão lançada Senna Sempre, em que você revive momentos históricos do piloto brasileiros e dirige carros marcantes de sua carreira. O jogo está disponível de graça para dispositivos móveis e pago em plataformas como PC, PS4, Xbox e Nintendo Switch.



2. Chroma Squad


Um jogo com temática tokusatsu, termo que se usa para se referir às séries e filmes live action que usam muitos efeitos especiais, como Super Sentai, Ultraman e Power Rangers, Chroma Squad é um jogo feito pela Behold Studios, de Brasília, lançado em 2015, onde possui uma história engraçada e divertida em que cinco dublês decidem sair de seus trabalhos para abrirem seu próprio estúdio de TV. No jogo de RPG tático e com batalhas por turnos, você controla cinco guerreiros, criando armas e robôs gigantes feitos de papelão, além de poder contratar atores diferentes, melhorar seu estúdio e fazer marketing para sua série. Ele está disponível em todas as plataformas, como dispositivos móveis, PS4, Xbox, PC e Switch.



3. Dandara


Com uma protagonista inspirada na guerreira negra que viveu no período de escravidão do Brasil do século XVII, Dandara dos Palmares, o jogo com o mesmo nome, foi feito pelo estúdio Long Hat House de Belo Horizonte e possuí um molde metroidvania 2D, com um estilo de jogabilidade único, sendo a movimentação feita somente por saltos entre diferentes superfícies. Seu objetivo é combater um mundo cheio de criaturas que espalham medo, caos e opressão e trazer de volta a liberdade e o equilíbrio necessário a todos os cidadãos. O jogo está disponível para PC, Xbox, PS4, Switch e dispositivos móveis.



4. Fobia – St. Dinfna Hotel


Fobia é um jogo de survival horror, criado pela Pulsatrix Studios, de São Paulo, lançado este ano e é inspirado nas grandes franquias japonesas de terror como Resident Evil e Silent Hill. É o jogo mais complexo graficamente e mecanicamente dessa lista, trazendo uma trama bem elaborada em que você é um jornalista e tem que investigar um hotel misterioso e com atividades paranormais em uma cidade fictícia chamada Treze Trilhas, no interior de Santa Catarina, resolvendo puzzles e fugindo de aparições para descobrir toda a verdade por trás desse local. Está disponível para PS5, PS4, Xbox e PC.



5. Dodgeball Academia


Da desenvolvedora Pocket Trap de São Paulo, Dodgeball Academia foi um jogo que representou muito bem o nosso potencial em fazer jogos, tendo muito destaque lá fora e ganhando diversos prêmios, ele é um RPG de queimada, com um estilo cartunesco e uma narrativa bem engraçada e elaborada. Você controla Otto, um garoto que se tornará o maior campeão de todos os tempos treinando na academia, fazendo amigos e rivais e criando o melhor time de queimada. Está disponível nas principais plataformas, Switch, PS4, PC e Xbox.



6. A Lenda do Herói


O jogo surgiu de um projeto dos youtubers, comediantes e irmãos Matheus Castro e Marcos Castro, do famoso canal Castro Brothers e foi desenvolvido pelo Estúdio Dumativa. É inspirado em clássicos de ação e aventura, como The Legend of Zelda e é um jogo de plataforma situado no 2D. Com um diferencial único, todas ações e comandos do herói são narradas em formato de canção, sendo a chave para o jogador progredir na história. Em diversos momentos também o jogo tira sarro de situações clichês que encontrávamos em jogos nesse estilo. Além do mais um segundo jogo, intitulado de A Lenda do Herói 2 já está sendo desenvolvido no mesmo estilo com a participação principal do personagem sendo interpretado pelo youtuber, influenciador e cantor Lucas Inutilismo.



7. Zueirama


Como o nome já diz, Zueirama é um jogo de humor, com diversas referências a memes e a cultura pop do Brasil e do mundo, inspirado nos games dos anos 90, o jogo não se resume apenas ao gênero de plataforma e possui diversas mecânicas, como mini games, dirigir veículos, shoot them up e fases aquáticas. O seu objetivo é restabelecer a zueira e combater o vilão, Sargento Sádipo, que não compreende a zueira e quer acabar com ela, com isso diversos personagens cômicos e marcantes se juntaram para combatê-lo. O jogo está disponível apenas para PC.


8. Punhos de Repúdio


Outro jogo totalmente brasileiro e que remete a situação de negacionismo que vivemos durante a pandemia, Punhos de Repúdio foi desenvolvido pelo estúdio BrainDead Broccoli e financiado por uma campanha no Catarse, onde traz uma mensagem política e social de maneira clássica e animada como nos jogos de luta Beat ‘em up, a famosa porradaria de rua, onde uma cidade fictícia foi alastrada por uma pandemia e você pode descontar toda a sua raiva enfrentando negacionistas, anti vacinas, fanáticos religiosos e apoiadores do governo que não acreditavam que o vírus existia. Controlando 4 protagonistas (você e mais três amigos) devidamente protegidas com luvas e máscaras, elas lidam com toda essa maluquice com a força dos próprios punhos. O jogo está disponível para Switch, PS5, PS4, Xbox e PC.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BACK TO Y2K

Comments


bottom of page