top of page

Restaurante com comida da roça faz história em rodovia de Salto de Pirapora

Atualizado: 25 de nov. de 2022

Há sete anos, o restaurante em que o cliente pode comer à vontade iniciava suas atividades


Inaiê Mendonça


O restaurante tem seu ambiente voltado para o “sítio, roça” (Crédito: Inaiê Mendonça)


A comida de um povo fala muito da sua identidade e da sua cultura. Os ingredientes, as misturas e o modo de servir vão muito mais além do que alimentar, revelam um grande patrimônio, a comida de cada local. O restaurante “Ranchinho do Turquinho” especializado em comidas da roça fica localizado no km 116 da rodovia João Leme dos Santos, em Salto de Pirapora. O ambiente e os ingredientes passam um ar de simplicidade. O estabelecimento iniciou suas atividades em janeiro de 2015.


Segundo a microempresária Rafaela Cristina Abdalla, de 30 anos, no início do estabelecimento não havia uma estrutura finalizada, mas o pai, Rafael Abdalla, o “Turquinho”, falou que desenvolveria um fogão a lenha para o restaurante e que as comidas servidas seriam produzidas ao vivo para os clientes verem. Ele também afirmou que os clientes comeriam à vontade “como se fosse na roça”.


O nome do restaurante refere-se a simplicidade no ambiente que Rafael almejava transmitir aos clientes. O “Turquinho” do nome do estabelecimento foi registrado pelo apelido que é chamado.


Ainda de acordo com Rafaela, em nove de abril de 2015, o fogão a lenha do restaurante foi inaugurado “com as duas primeiras refeições que na época comercializavam no valor de R$9,90”.



Comidas são servidas no fogão a lenha. (Crédito: Inaiê Mendonça)


Já em 2016, foi implantado no restaurante “um fogão nomeado de esquentador” e os clientes se serviam à vontade pelo valor de R$ 13.


Conforme a microempresária, em julho de 2018 começaram uma ampliação no estabelecimento, em que comportaria 1.500 pessoas. Segundo ela, em 2019 chegaram a atender 2.200 pessoas em um domingo.


Em 2020 com a pandemia de Covid-19, o restaurante não pôde atender clientes presencialmente, então trabalharam com entregas de comidas em marmitex. Já em maio de 2021, o “Ranchinho do Turquinho” implantou em sua atividade, o ‘café colonial’. O serviço é colocado em prática às sextas, sábados, domingos e feriados com variedades de pratos, como diversos tipos de bolos, pães, frutas, sucos e café. Para finalizar, Rafaela afirma que, “trabalham para que todos se sintam bem, como se estivessem em casa”.


O casal, Rafael Banhos, de 28 anos e, Maira Lepamara, de 23 anos, foi pela primeira vez no restaurante em outubro de 2022 para experimentar o ‘café colonial’. Eles gostaram do ambiente, das comidas, da maneira em que os alimentos são distribuídos, mas Maira sentiu falta da identificação nos produtos. Sem ter certeza do que estava sendo sentido, Maira não se sentiu segura para experimentar. O analista de tecnologia descreve o espaço como “bem arejado e que o ambiente comporta bastante pessoas”. Para finalizar o casal disse “O espaço dá bem um ar de sítio”.

Duas indicações do local fizeram o casal Rafael e Maira conhecer o restaurante (Crédito: Inaiê Mendonça)

Mesa para o ‘café colonial’ no “ranchinho do turquinho” (Crédito: Inaiê Mendonça)


A sorocabana Tereza da Silva, de 73 anos, considera a comida do restaurante “ótima”, mas considera que o estabelecimento poderia incluir sobremesa no almoço. Para finalizar, ela conta que o ambiente do restaurante a faz lembrar do sítio, “da roça”.

A sorocabana Tereza da Silva considera o espaço do restaurante ótimo (Crédito: Inaiê Mendonça)


Rafael Abdalla (turquinho) entre suas filhas, Larissa Abdalla, de 33 anos (esquerda) e Rafaela Cristina Abdalla, de 30 anos (direita) (Crédito: Arquivo Pessoal Larissa Abdalla)



Nesta edição, a Plural te ensina a preparar uma receita rápida e fácil de bolinho de arroz. Aprenda o passo a passo:

Pimenta do reino dá o toque final na receita (Crédito: Divulgação)


Ingredientes

2 xícaras de arroz cozido

2 ovos

½ xícara de farinha de trigo

Tempero a gosto


Modo de Preparo


Em uma tigela, misture o arroz com os ovos;

Adicione aos poucos a farinha e continue misturando até dar o ponto do bolinho (se estiver muito mole, adicione mais um pouco de farinha);

Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e misture mais um pouco;

Em uma panela pré-aquecida com óleo, adicione colheradas da massa separadamente e frite até dourar.












38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page