top of page

30 filtros do Instagram que não alteram a fisionomia

Criados por pessoas negras

Joice Barros


Os stories das redes sociais já fazem parte da rotina, e atire a primeira pedra quem não usa filtro no dia a dia. Pois é, estamos cada vez mais acostumados a publicar fotos e vídeos com eles, que alteram as cores e até as dimensões, mas será que todos são inclusivos? Conseguem alcançar todos os públicos, com as suas diferenças fenotípicas?


Esses questionamentos vêm intrigando algumas pessoas, inclusive aqueles que criam essas ferramentas, que interferem diretamente em nossas rotinas, na forma como nos comunicamos e nos posicionamos nas redes sociais. Por isso, em maio de 2022 a Meta lançou o desafio RAP: Realidade Aumentada na Pele, para proporcionar uma maior diversidade, inclusão e equidade no metaverso.


O projeto aconteceu exclusivamente no Brasil, e tinha como propósito o treinamento e a premiação voltada para a educação e desenvolvimento da comunidade negra dentro da realidade aumentada (RA) do país. Esse desafio procurava diminuir as lacunas de inclusão e diversidade dentro do ambiente digital.


Nós falamos com um dos dez ganhadores, e você pode conferir a nossa reportagem (colocar o link da reportagem “É possível embelezar sem embranquecer?” na palavra: reportagem), mas antes conheça 30 filtros criados por pessoas negras, que não alteram características físicas, mas sim enaltecem as belezas.












7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page